Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Balcão do consumidor PROCON RS/PUC-RS completa um ano

Publicação:

33116172 1947722305246975 8024316506110164992 o
Secretária Maria Helena visita Balcão do Consumidor Procon RS-PUC RS

O Balcão do Consumidor da PUC RS completou hoje (21) um ano de funcionamento. O serviço, realizado em parceria com o PROCON RS, atende os consumidores todas as segundas feiras, das 14h às 16h, no andar térreo do prédio da engenharia. A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, visitou hoje o local acompanhado da coordenadora do Balcão, Flávia do Canto Pereira. Também integram a equipe de atendimento os estudantes da Escola de Direito da PUC RS, Lucas Cavalheiro e Barbara Nobre. 

Conforme a coordenadora Flávia do Canto Pereira a maior demanda está relacionada a reclamações contra financeiras e empresas de telefonia. Durante esse primeiro ano de funcionamento o BC da PUC RS registrou mais de 200 atendimentos. Foram realizados, ainda, 2 mutirões com atendimento especial para consumidores endividados. Ao todo foram atendimentos mais de 460 consumidores. 

Cabe ao BC esclarecer, conscientizar, educar e informar o consumidor sobre seus direitos e deveres. Orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias, facilitando o exercício da cidadania por meio da divulgação dos serviços oferecidos.   

O consumidor deve comparecer pessoalmente. Não há necessidade de agendamento prévio, portando documentos que comprovem a relação de consumo (notas fiscais, ordem de serviço, contratos, faturas do serviço, protocolos de atendimento), documento de identificação e comprovante de residência.

PROCON RS