Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Procon RS disponibiliza dicas para uma compra consciente durante o Liquida

Publicação:

PPOCON RS disponibiliza dicas para uma compra consciente
PPOCON RS disponibiliza dicas para uma compra consciente - Foto: Divulgação
Por Ariel Freitas

Neste período de liquidações, muitos consumidores devem aproveitar as promoções oferecidas em lojas físicas e on-line. Pensando nisso, o PROCON RS disponibiliza algumas dicas.  “A ideia é que todos os consumidores possam aproveitar as melhores ofertas para que não saiam prejudicados na hora das compras”, declara diretora Maria Elizabeth Pereira.   

Fique atento às dicas do PROCON RS:

- É essencial que o consumidor realize uma pesquisa na comparação de preços dos produtos oferecidos nas lojas físicas e on-line, reduzindo os riscos de adquirir uma mercadoria e se arrepender posteriormente.

- Antes de adquirir qualquer produto neste período de liquidação, é importante fazer um planejamento e listar o que quer comprar, o que realmente necessita e qual o valor máximo que pode ser gasto. Realizando estes procedimentos, evita-se a compra por impulso.

- Preços muito abaixo da média praticada são indícios de fraude. Fique atento.

- Fique atento às formas de pagamento mais seguras. O cartão de crédito é a forma de pagamento on-line mais segura para o cliente: caso não reconheça algum lançamento feito em sua fatura, ele tem o direito de realizar a contestação e solicitar o estorno. Além disso, para que uma loja virtual possa receber pagamentos via cartão, é exigida extensa documentação.

- De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, antes de adquirir o produto, a loja online é obrigada a informar ao consumidor o prazo de previsão de entrega da mercadoria.

- Antes de comprar, verifique os procedimentos para reclamação, devolução e troca do produto, garantia, assistência técnica, entre outros.

- O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados

- Exija sempre nota fiscal para garantir os seus direitos de consumidor.

PROCON RS