Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Bandeira preta altera o funcionamento de diversos serviços no RS

Publicação:

Com o decreto que estabelece a bandeira preta no Rio Grande do Sul, a mais restritiva no distanciamento controlado, todo o comércio não essencial permanece fechado. Por isso, diversos serviços foram alterados para cumprir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas. Essas restrições foram aplicadas diante do alto crescimento de contágio do coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares. Assim, caso você possua crediário para pagamento ou necessite de atendimento bancário, verifique os procedimentos a serem seguidos.

Para realizar pagamentos, entre em contato com a loja, pelo SAC ou por outro meio indicado pelo fornecedor, solicite e anote o protocolo. Se o protocolo não for fornecido, é importante anotar a hora, a data e o nome do atendente, e perguntar por qual meio é possível fazer o pagamento das parcelas. O pagamento pode ser feito por boleto ou por qualquer outra forma indicada pelo fornecedor, mas nunca em conta bancária de pessoa física diferente daquela a quem deve a parcela. Caso o fornecedor não indique outro meio para pagamento que não seja presencial, juros pelo atraso não podem ser cobrados.

Em caso de necessidade de atendimento bancário ou de outras instituições financeiras, é importante solicitar o serviço por meio de canais alternativos, que podem ser por chat, aplicativos, entre outros. É fundamental que as pessoas compareçam a esses lugares somente se não for possível resolver o problema de outro modo e, ainda, é necessário agendar atendimento para evitar aglomerações. Nesse período, a população deve redobrar os cuidados, usar máscara e álcool em gel.

PROCON RS