Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Dicas do Procon RS para compras na Black Friday

Publicação:

A imagem mostra balões vermelhos, com um símbolo de porcentagem desenhado em branco em cada um deles. O fundo é branco. No canto superior esquerdo, se leem as palavras Dicas do Procon RS para a black friday, e logo abaixo o logotipo do Procon RS
Confira dicas do Procon RS para a Black Friday
Por Arthur Mezacasa

Apesar de ser uma data comercial de origem norte-americana, a Black Friday se popularizou rapidamente nos últimos anos aqui no Brasil. Inúmeras lojas estão divulgando promoções e o Procon RS vem através deste guia te ajudar a fazer uma boa escolha na hora de levar um produto.

  • Pesquise sempre os preços em mais de uma loja. Hoje em dia, como grande parte das compras é feita pela internet, os próprios buscadores (como o Google) oferecem ferramentas de comparação de preços. Alguns aplicativos para celular e computador podem ajudar nesta tarefa. O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, verificado pela Secretaria da Fazenda do RS e pelo Procon RS, é uma das alternativas.

  • Sempre busque dados sobre as empresas em compras virtuais. Busque o CPF ou CNPJ do vendedor. Essas informações costumam estar localizadas na parte mais embaixo da página nas lojas virtuais. Nesta parte dos sites que também costumam estar localizados selos que atestam a qualidade do serviço prestado pela empresa.

  • Tire print das páginas de confirmação de pedidos, elas podem ser úteis caso você precise efetuar alguma troca ou reclamar defeito no produto.

  • As lojas não são obrigadas a efetuar a troca de produtos (caso de roupas ou calçados que não servem, por exemplo). Porém, é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) um período de arrependimento de até sete dias, a contar da data de recebimento dos produtos, para que seja efetuada a devolução com retorno do valor em caso de compras feitas pela internet ou por catálogo.

  • Caso o produto apresente vício ou defeito, independente de ter sido comprado em loja ou por internet, o fornecedor deve encaminhá-lo para a assistência técnica autorizada, para análise que deve ser realizada em até 30 dias, contados da ordem de serviço. Caso ultrapasse este prazo, ou seja, é inviável o conserto, o consumidor poderá exigir sua troca por outro produto, a devolução integral da quantia paga ou até o abatimento proporcional do preço.

  • Fique atento ao parcelamento dos valores de compra. É possível que as lojas cobrem juros que aumentem significativamente o valor do produto em caso de parcelamentos muito extensos.

  • Caso precise fazer reclamações, você deve conferir se seu município possui Procon local ou Balcão do Consumidor. A lista de Procons e balcões do consumidor no RS pode ser encontrada neste link. Caso você more em um município gaúcho que não conta com Procon municipal, você pode solicitar atendimento ao Procon RS neste link, ou solicitar informações através de nosso WhatsApp: (51) 3287-6200.

PROCON RS