Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Dicas para o Dia das Mães

Publicação:

O Dia das Mães é uma das datas mais lembradas para a compra de presentes. 

Na compra do presente, a primeira dica é pesquisar, já que os preços costumam variar bastante a depender de marcas, qualidade do produto e localidade onde se compra. Utilize o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha para fazer sua pesquisa. 

Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o aparelho antes de sair da loja.  

Compras online: 

Verifique a credibilidade da empresa, pesquise em sites de busca informações sobre o site (Reclame Aqui) e se a loja informa seu CNPJ e seus canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail.

Imprima ou salve em seu computador as páginas que detalham a oferta do produto (preço, prazo de entrega etc.) e que confirmam a efetivação da compra. Tais registros são importantes para eventuais reclamações posteriores.

Fuja do endividamento

Escolha um presente que se encaixe no seu orçamento. Cuida-se com o endividamento que lhe comprometa excessivamente a renda mensal. Ao parcelar o produto comprado, verifique se há a possibilidade de parcelar sem cobrança de juros.  

Trocas

A loja não é obrigada a trocar o produto se ele não apresentar defeito, nem mesmo quando se trata de presente – no entanto, algumas empresas têm como política permitir este tipo de troca. Verifique essa possibilidade na loja que você comprou. O estabelecimento também pode fixar um período para isso (até alguns dias após a compra) e delimitá-la a determinados produtos, por exemplo.

Já em caso de defeito no produto, o consumidor tem até 90 dias após o recebimento do mesmo para solicitar os reparos decorrentes de vícios de produtos duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, objetos em geral).  O fornecedor tem até 30 dias para consertar o produto, sob pena de o consumidor poder exigir a restituição imediata da quantia paga. 

Passado o prazo para conserto, e o mesmo não foi realizado, o cliente pode ainda escolher pela troca do produto por outro ou abatimento proporcional do preço em compra de outro produto. 

Feliz dia das mães!

PROCON RS