Evento de inauguração do novo espaço do Procon RS homenageia ex-diretora da instituição

Inauguração do auditório Maria Elizabeth Rosa Pereira
Inauguração do auditório Maria Elizabeth Rosa Pereira - Foto: Governo RS

Hoje (8) ocorreu o evento de inauguração do novo prédio do Procon/RS, que realizou a mudança de estrutura em busca de um novo espaço para contemplar os futuros desafios que serão enfrentados no âmbito do atendimento ao consumidor gaúcho. Agora, a instituição está localizada na Rua Sete de Setembro, 539, 2º andar, no Centro Histórico de Porto Alegre. O novo auditório levou o nome da ex-diretora do Procon, Maria Elizabeth Rosa Pereira, em homenagem à mesma, que faleceu no ano passado.

Diretor Lucas Fuhr dá início a inauguração
Diretor Lucas Fuhr dá início a inauguração - Foto: Alefer Dias

O Diretor Lucas Fuhr deu início ao evento falando sobre o processo de reestruturação do espaço do Procon, de modo que a nova unidade está estruturada para acolher a população de uma melhor forma, no contexto de um ambiente digitalizado. "Estamos adaptando a defesa do consumidor à uma era digital, uma era onde as relações de consumo se transformam em uma velocidade que demanda que os órgãos públicos, como o Procon, estejam sempre se adaptando", afirmou.

Em seguida, o diretor falou sobre a homenageada Maria Elizabeth, que foi diretora entre os anos de 2017 e 2019, deixando um legado na instituição. "A diretora Maria Elizabeth realizou um processo de muita modernização do órgão, incluindo convênios com universidades e prefeituras. Ela não media esforços para que o serviço público pudesse fazer a sua função. É um gesto simbólico e singelo de reconhecimento ao seu trabalho que esse auditório leve o seu nome, auditório Maria Elizabeth Rosa Pereira ", concluiu.

Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker
Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker - Foto: Alefer Dias

A Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker, parabenizou todos os servidores e envolvidos por essa conquista de um novo espaço para o Procon, segundo ela: "só conhecendo o trabalho do Procon como ele é hoje, nos damos conta de como estávamos desemparados antes de ele existir". Regina aplaudiu e parabenizou a decisão de homenagear a ex-diretora, "que esse novo auditório, com o seu nome, seja um lugar de muitos encontros e de muita produção de conhecimento", finalizou.

Secretário Mauro Hauschild faz sua fala no evento
Secretário Mauro Hauschild faz sua fala no evento - Foto: Alefer Dias

O Secretário de Administração Penitenciária, Mauro Hauschild, também prestou sua homenagem à Maria Elizabeth e a toda sua trajetória e serviços prestados durante os anos em que atuou na instituição. "Queremos dar continuidade ao legado e a história que ela nos deixou, e nesse sentido, estamos aqui, fazendo essa reestruturação e modernização do Procon, para que todos os gaúchos e gaúchas possam, neste processo de inclusão digital, ser atendidos", concluiu Hauschild.

Governador Eduardo Leite no evento desta terça-feira (08/06)
Governador Eduardo Leite no evento desta terça-feira (08/06) - Foto: Alefer Dias

O Governador do Estado, Eduardo Leite, se fez presente e também falou sobre a homenageada, "O convívio com ela foi tragicamente retirado de todos nós do serviço público, mas, sem dúvida nenhuma, a dor é sentida principalmente pela família, e se de alguma forma conforta, eu espero que dê algum conforto, essa homenagem aqui deixa muito claro que a passagem da Maria Elizabeth foi impactante na vida das pessoas, não apenas de quem trabalhou com ela, mas de todos que foram tocados pelo comprometimento dela com o serviço público". O Governador também reforçou a importância da atuação do Procon para todos os cidadãos e consumidores gaúchos, "também reforço o nosso comprometimento com a política de defesa do consumidor, afinal, sabemos a responsabilidade que o estado tem nessa questão, fiscalizando o cumprimento das leis para que os consumidores possam ter a sua cidadania assegurada", encerrou Leite.

A gravação do evento está disponível no Facebook do Procon.

Texto: Giovanna Sommariva

Edição: ASCOM