Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Recorde na Utilização da Ferramenta Bloqueio Telemarketing

Publicação:

O mês de julho registrou o recorde de utilização da ferramenta Bloqueio de Telemarketing, do Procon/RS. O número de consumidores que ingressou no sistema aumentou 227% em comparação à média dos primeiros seis meses do ano, valor próximo dos 217% se considerarmos os telefones inseridos. Já o número de fornecedores aumentou em 135%, levando em conta o mesmo período comparado a julho. 

consumidores
Consumidores Cadastrados - Foto: ASCOM/SJCDH
fornecedores
Fornecedores Cadastrados - Foto: ASCOM/SJCDH
telefones
Telefones Cadastrados - Foto: ASCOM/SJCDH

Desde a implementação do sistema, em dezembro de 2009, é a maior movimentação registrada, indicando crescente conscientização da população gaúcha em relação às ligações de telemarketing.

O Procon/RS informa que se as empresas, mesmo estando o consumidor cadastrado, ainda assim seguirem ofertando produtos e serviços por telefone, é necessário fazer a denúncia no próprio sistema. No entanto, para que a denúncia tenha andamento, não pode versar sobre ligação de cobrança, envio de mensagem sms, e deve conter alguns requisitos mínimos, em especial, o número do telefone que efetuou a chamada para que a empresa possa ser identificada. 

PROCON RS