Responsável por mercado em São Francisco de Paula é preso durante fiscalização da Força-Tarefa Segurança Alimentar

20181130 FT São Francisco de Paula
30113336-20181130-ft-sao-francisco-de-paula.jpg - Foto: Divulgação MPRS
Por ASCOM PROCON RS/ Fernanda Coiro com informações do MPRS

Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar vistoriaram nesta quinta-feira, 29, três estabelecimentos comerciais no município de São Francisco de Paula, na serra gaúcha. Mais de uma tonelada de alimentos impróprios ao consumo foi inutilizada durante a ação.

A maior quantidade de irregularidades foi encontrada no mercado São Chico, cujo responsável foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo. Além da péssima higiene e dos problemas relacionados aos alimentos comercializados, no local, foram encontrados cigarros falsificados, bebidas vencidas em promoção e alimentos com datas de fabricação e validade apagadas propositalmente. O mercado também foi notificado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente por utilizar um tanque com diesel combustível no local.

Os demais estabelecimentos vistoriados, mercados Cambalacho e Beltrame e Klein, foram autuados por problemas como produtos sem procedência e inspeção, em mal estado de conservação, fora da temperatura, embalagens danificadas, produtos vencidos e falta de higiene. Também estavam sendo comercializados medicamentos.

Participaram o PROCON RS, Ministério Público Estadual, Grupo de Atuação especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco - Segurança Alimentar), Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal e  Secretaria Estadual da Agricultura.