Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Aplicativo Menor Preço garante consulta de preços aos consumidores gaúchos

Publicação:

Aplicativo Menor Preço
Aplicativo Menor Preço - Foto: Maurício Tonetto

A partir desta terça-feira, 30, o departamento de defesa do consumidor – ProconRS, vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, passa a divulgar o aplicativo Menor Preço, ferramenta criada pela Secretaria da Fazenda E PROCERGS que permite ao usuário pesquisar o preço de um produto em vários estabelecimentos.

Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), as informações são atualizadas em tempo real toda a vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicações do CPF. 

A diretora do ProconRS Maria Elizabeth Pereira ressaltou a parceria como uma conquista de extrema relevância: “estamos honrados em fazer parte desta parceria que com certeza, é uma conquista aos consumidores”.,

Aplicativo Menor Preço
Aplicativo Menor Preço - Foto: Maurício Tonetto

O Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Catarina Paladini, reiterou a importância da reciprocidade e interface entre as ações do Estado e, principalmente, destacar o papel do ProconRS através de sua orientação ao consumo sustentável. Para Paladini “o aplicativo abre uma janela de oportunidades para o futuro, de forma a orientar sobre o consumo consciente e protegendo assim, o consumidor”.

O Secretário da Fazenda Marco Aurélio Santos, destacou a relevância de um aplicativo voltado para a sociedade: “quando a gente atende a sociedade como um todo estamos nos atendendo, pois somos cidadãos e é de suma importância essa sensação de pertencimento. O aplicativo Menor Preço é um pequeno grande exemplo de filosofia de trabalho que o Governo quer ter, ou seja, ser um Governo de evolução e de integração”, explica.

O aplicativo

O aplicativo Menor Preço lançado no dia 15 de março, é um aplicativo móvel que permite que o usuário encontre o menor preço de um produto em estabelecimentos participantes do Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), as informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação ao CPF, possibilitando que através do último documento fiscal emitido no estabelecimento participante, o usuário possa ver o valor e assim comparar com outros estabelecimentos pelo menor preço. O aplicativo tem como objetivos a maior participação cidadã, o estímulo à emissão de Notas Fiscais, o incremento do Programa Nota Fiscal Gaúcha e o Aumento da Arrecadação do ICMS.

Como funciona o Menor Preço
· Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha disponível nas plataformas Android e iOS.
· Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.
· A localização do usuário será usada para encontrar os menores preços mais próximos.

Aplicativo Menor Preço
Aplicativo Menor Preço - Foto: Maurício Tonetto
PROCON RS