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Procon RS dá dicas para evitar golpes e fraudes ao realizar compras pela internet

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No centro da arte do card, está o logo do Procon RS, em que está escrito "Procon" com letras na cor preta, "RS" escrito em verde e com linhas retas vermelhas acima e abaixo do "RS", sendo que, no lado esquerdo do logotipo há um quadrado amarelo. No canto superior esquerdo da imagem, está uma linha reta horizontal composta por quatro quadrados nas cores verde, vermelho, amarelo e cinza. No canto direito da imagem, tem uma linha vertical formada por três retângulos nas cores verde, vermelho e amarelo, as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. No canto inferior direito, há o logotipo do Governo do Estado em que está escrito: "GOV", "RS", "NOVAS FAÇANHAS".

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles Ascom SJCDH
- - Foto: Arte do Card: Secom RS
Por Wagner Meirelles / Ascom SJCDH
O Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), preparou uma série de dicas para o consumidor evitar cair em golpes e fraudes na internet. A iniciativa busca informar a população sobre os sinais de práticas ilegais ou criminosas antes de efetuar compras em lojas virtuais.

De acordo com o departamento da SJCDH, as vítimas de golpes e fraudes devem contatar diretamente uma Delegacia de Polícia. Além disso, o Procon RS ressalta que, ultimamente, houve aumento da procura por órgãos de segurança em decorrência de golpes, principalmente contra idosos, em razão de constituírem um público mais vulnerável em relação aos meios tecnológicos.

  • Atentar para o endereço divulgado pela empresa

Quando as pessoas buscam adquirir produtos por meio da internet, é recomendável utilizar somente os canais oficiais das empresas. É importante observar se o endereço e o CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, porque esse é um indício de que o portal eletrônico é verídico.

  • Verificar se o site possui uma conexão segura

Antes de realizar uma compra em loja virtual, é importante verificar se existe o símbolo do cadeado no canto esquerdo do link do site. Esse símbolo indica que a conexão é segura e, provavelmente, o consumidor vai estar no site correto da empresa.

  • Em ligações ou aplicativos de conversa, não enviar dados pessoais

Se um representante comercial de uma empresa entrar em contato oferecendo um produto ou serviço, o consumidor deve evitar passar dados pessoais, como senhas do cartão de crédito e débito. Na dúvida, o consumidor deve se dirigir ao estabelecimento físico, como agências de bancos.

  • Denunciar toda e qualquer prática abusiva verificada durante as compras

Caso o consumidor verifique alguma prática abusiva ou se sentir lesado após uma compra, é importante exigir seus direitos junto aos órgãos competentes. O serviço de atendimento eletrônico do Procon RS está disponível 24h e o tira-dúvidas no WhatsApp está ativo das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, pelo número (51) 3287-6200.

O Procon RS também adverte que as vítimas de golpe deverão imediatamente registrar ocorrência na Delegacia Online ou procurar a Delegacia de Polícia mais próxima.

Texto: Wagner Meirelles/Ascom SJCDH
Edição: Secom

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