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Bloqueio de telemarketing

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Bloqueio Telemarketing
Bloqueio Telemarketing - Foto: Ascom

Sistema nacional criado pelas operadoras de telecomunicações entra em funcionamento 

Agora, o consumidor que não desejar mais receber ligações de telemarketing pode se cadastrar no site www.naomeperturbe.com.br.  

O Procon/RS esclarece que esta é mais uma opção para bloqueio de telemarketing, já que os consumidores do Estado do Rio Grande do sul seguem contando com o serviço pelo link www.proconbloqueio.rs.gov.br.

Apesar de ambas se relacionarem à vedação de ligações de telemarketing, existem algumas diferenças importantes.

 

Cadastro nacional

O novo cadastro é válido somente para prestadoras de serviços de telecomunicações (telefonia, internet, tv por assinatura).

Trata-se de uma lista nacional de consumidores – criada pelas operadoras de telefonia por determinação da Anatel – que não querem receber chamadas que ofereçam os serviços citados acima. As empresas abrangidas pela plataforma são Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

É necessário informar nome completo, CPF e e-mail, para criar login e senha de acesso. Após 30 dias (prazo concedido às para adaptação), caso haja descumprimento, o consumidor deve comunicar no próprio sistema, na opção “contato”.

 

Cadastro do Procon/RS

Consumidores titulares de linha telefônica do Estado do Rio Grande do Sul podem cadastrar até três números.

Após 30 dias do cadastro, o bloqueio passa a valer para ligações efetuadas de qualquer segmento comercial. Em caso de descumprimento, é necessário realizar denúncia (no próprio sistema), para que o órgão possa instaurar processo e, entendendo procedente a reclamação, multar a empresa em R$ 10 mil por ligação.

De 2010 até hoje, são mais de 200 mil telefones cadastrados, 790 processos abertos, e por volta de 17 milhões em multas aplicadas.

 

PROCON RS