Homenagem ao Dia Internacional da Mulher - Procon RS

No lado esquerdo da imagem está escrito: "8 de março, Dia Internacional da Mulher". Do lado direito, há a figura de rostos de mulheres em verde, vermelho e cinza.

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles Ascom SJCDH
- - Foto: Gleison Henrique Ló / Ascom SJCDH

O Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, destaca a contribuição das mulheres aos direitos do consumidor com o fim de celebrar o 08 de março, o Dia Internacional da Mulher.

Com o avançar da história, a sociedade vem observando várias transformações e um dos fatores que mais se reflete nas mudanças é a trajetória plural das mulheres. Os movimentos feministas, as relações sociais, a integração ao mercado de trabalho, todo esse contexto  gera grande impacto nos hábitos de consumo.

Além das mudanças mencionadas, o Procon-RS observa que, no primeiro trimestre de 2023, as mulheres foram as que mais contestaram seus direitos consumeristas. A partir de dados da plataforma Procon RS Digital, cerca de 54% das reivindicações por direitos de consumo foram solicitadas por mulheres. Isso representa uma atitude ativa no exercício da cidadania, que visa qualificar as relações comerciais entre consumidores e fornecedores no mundo contemporâneo.

É importante salientar que, atualmente, a luta continua, mas as mulheres não estão mais presas aos papéis fixos que a sociedade insiste em determinar. Hoje, as mulheres podem querer ser e efetivamente se tornarem mães ou não, executivas, amigas, parceiras, esposas, líderes, trabalhadoras, donas de si.

Cada um destes papéis têm diferentes significados, recompensas, sentimentos, oportunidades e desafios. Todas essas mulheres exercem grande participação na defesa dos seus direitos e de toda a sociedade. Hoje, todas podem participar ativamente na criação de organização civil de defesa do consumidor e ocupar cargos de CEO em grandes empresas.

Nesta data tão importante, o Procon RS tem a honra de parabenizar todas as mulheres. Agradecemos profundamente o comprometimento das servidoras públicas que fazem do departamento uma instituição moderna e inovadora.