Plataforma Consumidor.gov atinge marco de um milhão de reclamações finalizadas
A ferramenta permite que consumidores possam efetuar reclamações virtuais sobre produtos ou serviços
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A plataforma online www.consumidor.gov.br, monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, atingiu, em janeiro de 2018, o marco de um milhão de reclamações de consumo finalizadas. Ela foi criada pela Governo Federal em 2014 e disponibilizada no site institucional do TJ desde dezembro de 2015.
A ferramenta permite que consumidores possam efetuar reclamações virtuais sobre produtos ou serviços. O sistema possibilita ainda que usuários entrem em contato com empresas cadastradas (como bancos, empresas de telefonia e companhias áreas), que têm um prazo de até dez dias para apresentar manifestação.
Saiba mais
O site consumidor.gov.br é um serviço público criado pela Secretaria Nacional do Consumidor para solução alternativa de conflitos de consumo, por meio da internet. Através dele consumidores registram suas reclamações, as empresas respondem e os atendimentos são monitorados de forma pública.
O serviço pode ser usado pelos consumidores de todo o Brasil e permite uma comunicação direta e eficaz entre fornecedores de produtos e serviços e seus clientes. A lógica do serviço é que quanto mais problemas entre consumidor e empresas forem resolvidos em nível pré-administrativo, menos conflitos vão sobrecarregar os Procons e menos ainda chegarão ao Poder Judiciário.