Procon-RS conta com mais seis municípios integrados ao Sindec
Publicação:
Nesta quarta-feira (5), os Procons Municipais de Erechim, Gravataí, Panambi, Pelotas, Santo Ângelo e Taquari começarão a trabalhar com o Sindec - Sistema de Informações de Defesa do Consumidor - software do Ministério da Justiça desenvolvido para a gestão dos Procons.
A adesão desses seis Procons ao Sindec aconteceu depois de estado e município formalizarem convênio específico para este fim, que prevê condições adequadas para o funcionamento do Sistema, a proteção e o sigilo dos dados dos consumidores e a capacitação dos servidores que irão utilizar e gerenciar adequadamente os recursos do novo software.
O SINDEC integra em rede as ações e informações da Defesa do Consumidor e permite saber quais as áreas mais reclamadas e o perfil do consumidor quanto à idade e sexo mais comuns entre as pessoas que procuram os órgãos de defesa do consumidor.
Com a nova adesão, 13 municípios ficam interligados ao Sindec e a meta até o final do ano é capacitar mais seis Procons para implantação do sistema, diz a coordenadora executiva do Procon-RS, Adriana Burger.
Sindec
Quando um Procon Estadual ou Municipal já esta integrado ao Sistema, outros estados também podem acessar o banco de dados e assim acompanhar as empresas mais reclamadas.
Através do Sindec, quando o consumidor registra uma reclamação em um Procon Estadual ou Municipal já integrado ao sistema, outros estados tomam conhecimento, permitindo assim acompanhar como o consumidor esta sendo tratado. O sistema também torna possível a formação de um Cadastro Nacional, com dados que mostram o perfil do consumidor, as demandas e as empresas reclamadas.