PROCON RS divulga a lista com as 20 empresas mais reclamadas
Publicação:
O Procon RS já atendeu no ano de 2012 mais de 5000 pessoas diretamente na sede do órgão. Os registros não consolidam os dados, mas, seguramente por meio eletrônico e telefone o numero de atendimentos é triplicado.
Como o atendimento prioritário do Procon RS é para pessoas que não tenham Procon em sua cidade a criação de mecanismos alternativos de atendimento são fundamentais.
A área de assuntos financeiros é a que lidera o número de atendimentos representando 30,81 das demandas apresentadas. Em segundo lugar a área de produtos com 24,79%, e serviços essenciais 19,19%.
O índice de resolutividade do Procon RS em seu setor de atendimento é de mais de 90%, ou seja, a cada dez consumidores que se socorrem do Procon nove consumidores tem a solução do seu problema.
A demanda atendida no Procon RS dos municípios de Viamão e Alvorada representa mais de 60% do total de atendimentos realizados presencialmente no órgão.
Com relação aos problemas mais recorrentes aparece em 1º lugar a cobrança indevida ou abusiva que chega próximo a 30% do total de atendimentos seguida da falta de cobertura de garantia que gira em torno de 10%.
Com relação aos assuntos mais recorrentes aparece Banco Comercial e cartão de crédito com 20%, Telefonia celular com 15% , e TV por assinatura com 10%.
Empresa Percentual
- CLARO S.A. 8.39
- SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA 3 6.78
- 14 BRASIL TELECOM CELULAR S/A 2 5.43
- BANCO ITAUCARD S.A. 3.88
- BRASIL TELECOM S/A 3.50
- HIPERCARD BANCO MULTIPLO S.A./ ITAÚ 2.54
- MAGAZINE LUIZA S/A 2.22
- VIVO S.A. 2.08
- BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. 1.64
- LOJAS COLOMBO SA COM 1.49
- TELESP CELULAR S/A/ VIVO 1.39
- TERRA NETWORKS BRASIL S/A 1.26
- TIM CELULAR S.A. 1.22
- BANCO VOTORANTIN 1.18
- BANCO BMG SA 1.17
- IBI PROMOTORA DE VENDAS LTDA. 1.17
- CARREFOUR COMERCIO 1.15
- WMS SUPERMERCADOS DO BRASIL LTDA. 1.11
- BANCO BRADESCO SA 1.09
- BANCO ITAU S/A 0.99
- CAIXA ECONÕMICA FDERAL 0.92