Procon RS orienta sobre caso de irregularidades de água da marca Do Campo Branco
Publicação:
O Ministério Público deflagrou, nesta quinta-feira, operação contra a empresa responsável pela água da marca Do Campo Branco, nos municípios de Progresso, Lajeado e Porto Alegre.
A operação cumpriu mandado de busca e apreensão na sede da Mineração Campo Branco Ltda, em Progresso, e prendeu três pessoas preventivamente.
A água mineral estava sendo vendida em condições impróprias para consumo, por conter a bactéria Pseudomonas Aeruginosa e coliformes fecais, além de limo, sujeira e mofo.
Os lotes que apontaram problema são os de nº 410 e 421, de 2015, e 028 e 272, esses últimos de água mineral com gás de 1,5 litro, com validade até setembro de 2016.
O Procon/RS, assim como nas questões do leite e do queijo, que apresentaram problemas similares no Estado, orienta os consumidores que tenham adquirido o produto dos lotes mencionados a exigirem a troca ou a devolução do valor pago, uma vez que o prejuízo não deve ser repassado ao consumidor, mesmo que não tenha a nota fiscal. Em caso de ingestão, devem procurar auxílio médico.
O Procon/RS orienta os Procons municipais do Estado a fiscalizarem o comércio, recolhendo os lotes adulterados, em atuação conjunta com a Vigilância Sanitária do município ou a Secretaria Municipal.