Procon RS reforça orientações sobre compras pela internet
Consumidor deve ficar atento antes e depois de fazer suas compras pela internet
Publicação:

O Procon RS reforça algumas orientações que o consumidor deve ficar atento antes e depois de fazer suas compras pela internet. Confira:
- O consumidor tem o direito de se arrepender da compra no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto. Isto só é válido para compras não presenciais, ou seja, efetuadas fora do estabelecimento comercial, através da internet ou telefone;
- Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou indicadas por amigos e parentes, além de pesquisar sobre sua idoneidade nos órgãos de defesa do consumidor e em sites especializados nos quais outros usuários fazem comentários sobre as empresas;
- Faça contato telefônico prévio com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Clique no link “Onde Encontro”, depois em “CNPJ/CGC” e “Emissão de Comprovante de Inscrição de Situação Cadastral”. Se o resultado for “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra;
- Antes de comprar, verifique os procedimentos para reclamação, devolução e troca do produto, prazo para entrega, garantia, assistência técnica, entre outros;
- Verifique se o site possui certificado de segurança. Basta olhar se o endereço começa com “https://” e se o cadeado está ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador;
- Mantenha seu computador protegido com um antivírus atualizado e procure não inserir dados de pagamentos em computadores públicos como os de lan houses;
- Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum, pois o produto pode envolver falsificação, roubo, sonegação de impostos ou estelionato;
- Grave no computador ou imprima todos os passos da compra, tais como e-mails trocados com o fornecedor, pedido e confirmação da compra, cópia das ofertas, entre outros;
- Exija sempre nota fiscal.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Procon RS pelo (51) 3287-6200.