Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Procon RS explica: como fazer o feriado de Páscoa caber no seu bolso?

Publicação:

No centro da imagem do card, está escrito "Páscoa" em marrom. Acima da letra "P", estão duas orelhas de coelho, animal que, nesta data, representa a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida. No canto inferior, situam-se cinco ovos de chocolate com decorações geométricas e coloridas. No canto inferior direito, há os logotipos do Procon RS e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles Ascom SJCDH.
- - Foto: Arte do Card: Gleison Henrique Ló Ascom SJCDH
Por Wagner Meirelles / Ascom SJCDH

No próximo domingo (09), a Páscoa é celebrada e, com a data comemorativa, chega a dúvida para os consumidores: como fazer o feriado caber no bolso? Diante dessa questão, o Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), apresenta algumas recomendações para que os cidadãos consigam avaliar as melhores oportunidades por um custo razoável.

Por meio da conscientização, o Procon RS busca auxiliar a população gaúcha a comemorar a data, prevenindo o cidadão de práticas abusivas. Como a Páscoa costuma ser uma época do ano em que acontece o aumento do consumo de chocolate e de peixes — devido à proximidade com a Sexta-Feira Santa —, o departamento da SJCDH preparou algumas dicas para os consumidores:

1 - Utilize o aplicativo Menor Preço Nota Fiscal Gaúcha

Através do aplicativo Menor Preço Nota Fiscal Gaúcha, os usuários podem pesquisar os produtos e os respectivos preços em diversos estabelecimentos. O aplicativo também favorece que os consumidores consigam, sem sair de casa, pesquisar os produtos que pretendem adquirir.

2 - Por meio do aplicativo, conheça novos estabelecimentos

O Menor Preço Nota Fiscal Gaúcha é uma oportunidade para que os cidadãos conheçam novos estabelecimentos. Sendo assim, é uma ferramenta que ajuda os consumidores a encontrar os melhores preços a partir de notas fiscais emitidas por estabelecimentos comerciais: a atualização é praticamente instantânea.


3 - Compare o produto por unidade de medida

De acordo com a nova obrigação legal que atualizou o Código de Defesa do Consumidor (CDC), logo abaixo do preço do produto deve estar identificado o valor por unidade de medida, como quilograma, metro, entre outros. Desta forma, antes de adquirir o produto, você conseguirá comparar o valor dos produtos com pesos diferentes. Por exemplo, o preço do quilo de um ovo de Páscoa de 280 gramas e o preço do quilo de uma barra de chocolate de 180 gramas.

4 - Verifique se o produto está fresco

Nesta data, também é comum o aumento do consumo de pescado e, em razão disso, verifique se o produto está fresco. Quando houver, olhe se o peixe está dentro da data de validade e, caso não houver, preste atenção se o pescado não apresenta mau cheiro.

5 - Peça para o peixeiro descontar o preço da embalagem

Ao pesar o produto, deve ser descontado o peso de eventual embalagem colocada junto, semelhante ao que deve ocorrer em buffets de sorvete a quilo, compra de verduras, entre outros. De acordo com o CDC, no caso de compra de alimentos, o consumidor deve pagar somente pelo peso do que for consumir.

6 - Se for adquirir produtos pela internet, fique atento aos prazos dos fretes

Assim você evita receber o produto em prazo não desejado. Caso tenha algum problema, procure primeiro a empresa e tente solucionar. Caso contrário, encaminhe a sua reclamação ao seu Procon Municipal, se houver na sua cidade, ou ao Procon RS.

PROCON RS