Ação coordenada entre Procons busca identificar extensão de prática abusiva em todo o Estado

Em traje formal, os representantes do Procon RS e do Procon Municipal de Piratini estão sentados ao redor de uma mesa comprida e retangular. Ao fundo, estão hasteadas as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e do município de Piratini.

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles Ascom SJCDH
O objetivo da medida é oferecer maior agilidade na identificação e resolução das práticas abusivas contra consumidores gaúchos. - Foto: Divulgação / Procon Municipal de Piratini
Por Wagner Meirelles / Ascom SJCDH

O Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e o Procon Municipal de Piratini lançam ação coordenada para atender a todo o Estado, nesta quinta-feira (23). O objetivo da medida é oferecer maior agilidade na  identificação e resolução das práticas abusivas contra consumidores gaúchos.

A iniciativa conjunta entre município e Estado surgiu na última sexta-feira (17), durante atendimento à população na inauguração do Procon de Piratini. Com a abertura desta unidade municipal, a população passa a contar com 90 Procons Municipais em território gaúcho.

"O perfil de demandas que chegou ao nosso atendimento conjunto no município nos pareceu que pode ter volume ainda maior no Estado, praticada pela empresa, que agora passará a ser apurada. Deste modo, estamos organizando uma ação mais enérgica para garantir maior defesa aos direitos dos consumidores”, aponta o diretor  do Procon RS, Rainer Grigolo.

Em reunião, os representantes do Procon RS e do Procon Municipal de Piratini dialogam sentados ao redor de uma mesa comprida e retangular.

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles Ascom SJCDH
Os representantes do Procon RS e Procon de Piratini articulam ações de combate às práticas abusivas contra o consumidor. - Foto: Divulgação / Procon Municipal de Piratini

Após o Procon de Piratini organizar os dados levantados no atendimento da última sexta-feira,  o departamento da SJCDH pretende contatar os demais Procons Municipais sobre a possibilidade de existência de casos semelhantes em outras regiões do Estado.

“A partir das ações planejadas com os Procons Municipais, buscaremos apurar e inibir novas práticas ilegais contra o consumidor de forma qualificada, porque teremos as informações mais precisas para agir de modo proativo e coordenado", ressalta o diretor.

Balanço da Semana do Consumidor

Em matéria de direito do consumidor, Grigolo avalia que a programação especial da Semana do Consumidor foi bastante produtiva para o Estado. “A inauguração do Balcão do Consumidor na UFRGS é um grande feito para todos nós gaúchos, porque é um projeto de grande relevância, que se iniciou anos atrás na Universidade de Passo Fundo e, hoje, é uma política de Estado que expande as nossas parcerias”, afirma. “Também fizemos uma visita institucional ao Procon de Pelotas, em que alinhamos ações que compartilharemos nos próximos dias com os demais Procons Municipais”.

Segundo o diretor do Procon RS, as ações da Semana do Consumidor serviram para demonstrar como é relevante estar presente no dia a dia da população através da conscientização e educação, ouvindo e dando solução às reclamações dos consumidores.