Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Dicas para deixar sua casa mais segura enquanto você viaja

Publicação:

Viajar nas férias é o que muitos planejam durante todo o ano. No entanto, este ato pode tornar-se uma grande dor de cabeça para quem não toma certos cuidados. Deixar a casa sozinha requer algumas medidas para que seu lar não se torne um alvo fácil para furtos.

Verificar se janelas e portas estão bem fechadas e não mostrem o interior da casa é o primeiro passo para ter um lar mais seguro. Outra alternativa é organizar o ambiente de modo que não fique evidente que está vazio. Isso quer dizer, não é necessário deixar lâmpadas acesas mas, por exemplo, suspender a entrega de jornais e revistas no período da viagem.

Ter o jardim cuidado por alguém de confiança também é uma alternativa para simular a circulação de pessoas no lar. Além disso, os gaúchos devem evitar comentar o seu período da viagem para estranhos. Instalar alarmes no lar também é uma alternativa para torná-lo seguro o ano todo.

Seguro

A Diretora Executiva do Procon RS, Flávia do Canto, sugere que "quem possui seguro residencial ou pensa em contratar esse serviço, deve levar em consideração se na apólice há cobertura para furtos e roubos, bem como as situações previstas para a cobertura".

Previna-se:

• Confira se as portas e janelas foram devidamente trancadas;

• Não comente sobre sua viagem com pessoas estranhas;

• Suspenda a entrega de jornais e revistas pelo período da viagem;

• Telefone de vez em quando para um vizinho de confiança para saber se está tudo bem;

• Desligue a campainha. Assim, você deixa em dúvida quem tocá-la apenas para verificar se há alguém em casa;

• Não deixe lâmpadas acesas ou aparelhos eletroeletrônicos ligados.

• Instale alarmes na residência, tanto na área externa quanto interna.

 

PROCON RS