Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

PROCON fala sobre direitos do consumidor na 2ª Social do POD

Publicação:

pod
12154859-pod.jpg
Por ASCOM PROCON / Fernanda Coiro

A segunda edição da Social do POD 2018 reuniu cerca de 400 jovens atendidos pelo POD em seis territórios diferentes neste sábado (10), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Com o tema Diversidades, o novo formato do Seminário da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos teve diversas atividades dinâmicas e espaço para que os Centros da Juventude apresentarem seus talentos e a produção artística, cultural e cidadã realizada nesses espaços. Durante  a abertura,  a secretária Maria Helena Sartori deu as boas vindas e destacou que os jovens  do Por mostram que a mudança  é possível e que nesta plateia  podem estar futuros  governantes. O governador  José Ivo Sartori sugeriu que  os jovens  devem aprender a compartilhar o conhecimento que estão adquirindo em suas comunidades. "Hoje vocês são líderes e devem usar essa liderança  de forma positiva", afirmou. 

 

A abertura foi marcada pelo show de talentos “Cheguei chegando na Social” . Foi momento de apreciar as apresentações de música, muay thai, dança e teatro dos seis Centros da Juventude (Alvorada, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Viamão, Restinga  e Rubem Berta).O primeiro grupo usou seu espaço para falar de bullying nas escolas. No palco,  cartazes com frases e insultos ouvidos diariamente e propuseram que ao invés de julgar, diga para a pessoa que ela é especial. 

Na sequência, foram propostos desafios e oficinas no “Trocando uma ideia sobre diversidades”. Todos os temas foram escolhidos pelos próprios jovens, que formaram um Grupo de Trabalho junto com coordenadores dos CJs e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, para pensar e organizar a Social do POD. 


O coordenador da Escola Superior de Defesa do Consumidor (ESDC) e assessor jurídico do PROCON RS  Diego Ghiringhelli de Azevedo conversou com com jovens integrantes do Programa de Oportunidades e Direitos. Durante o bate-papo 
Patifaram teu negócio? PROCON: a diversidade nas relações de consumo, o palestrante falou para os jovens sobre direitos na hora de consumir, propaganda e consumo consciente. Os estudantes aproveitaram a ocasião para esclarecer dúvidas e saber alguns dos seus direitos. No evento, os participantes também puderam esclarecer dúvidas na Unidade Móvel do PROCON RS -  apoiador do ação.

PROCON RS