Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

PROCON lança Observatório das Relações de Consumo

Publicação:

site
31095653-site.jpg
Por ASCOM PROCON RS/ Fernanda Coiro

Na última sexta-feira do ano (28), o PROCON RS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), lançou o  Observatório das Relações de Consumo. Segundo a diretora do PROCON RS, Maria Elizabeth Pereira, o Observatório tem como principais objetivos realizas pesquisas e fazer diagnósticos para que, dessa forma, sejam aprimoradas as relações de consumo em todo Estado.

 

Durante a cerimônia, a titular da SDSTJDH, Maria Helena Sartori destacou os avanços feitos pelo PROCON na área de Defesa do Consumidor destacando o serviço de atendimento eletrônico, a ampliação dos Balcões do Consumidor, fiscalizações e o Observatório. Para o governador, José Ivo Sartori, essa gestão ficará marcada pela desburocratização. “Quanto mais conscientizar a população, um número menor de fiscalizações será necessário”, diz.

Entre as atribuições e competências do Observatório estão: pesquisas, estudos e diagnósticos; monitoramento de análise de dados e indicadores; produção, análise e difusão da informação; transparência, em cumprimento à lei de acesso à informação; e proposição de ações a serem executadas. A implementação do Observatório vem ao encontro de uma das funções do Procon, que é a promoção da cidadania e observância dos direitos fundamentais dos consumidores, com ênfase na educação para um consumo consciente e da construção de mecanismos de qualificada participação popular.

PROCON RS