Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Procon RS alerta: jogo Pokemon Go pode conter publicidade velada

Publicação:

Atento ao jogo eletrônico de sucesso mundial, Pokémon Go, lançado no Brasil no mês de julho, o Procon/RS entende necessárias algumas orientações visando à proteção dos consumidores.

O jogo claramente induz ao consumo, tanto pela oferta de itens quanto por induzir o usuário a frequentar centros de consumo, como lojas e shoppings. Daí advém a prática de publicidade velada ou subliminar, situação em que o consumidor não a identifica fácil e imediatamente, como determina o artigo 36 do CDC.

A vulnerabilidade do consumidor fica ainda mais acentuada se considerarmos que grande parte dos usuários são crianças e adolescentes.

Os Coordenadores das Turmas de Publicidade e Produtos, Carline Marta Kegler Raddatz e Diego Ghiringhelli de Azevedo, ressaltam que cabe ao desenvolvedor do jogo cumprir com o dever legal de transparência, utilizando-se, por exemplo, de avisos e advertências, tanto na questão envolvendo a publicidade como na dos riscos à saúde e segurança, sob pena de responsabilização.

O jogo é inovador e, como qualquer outra ferramenta de entretenimento, se utilizado de maneira consciente e responsável, tende a cumprir com seu objetivo de proporcionar diversão a seus usuários.

 

PROCON RS